Advogado Online | Feldmann Advocacia
advogado online

Em muitos casos o desejo de contratar um advogado online nasce da impossibilidade que o cliente possui em estar presencialmente nas consultas, contudo, iremos esclarecer pontos onde a razão para se contratar um profissional online não seja apenas pela impossibilidade de estar presente e sim pela praticidade e eficiência. Buscando minimizar os riscos, oferecemos os melhores métodos para a escolha de um excelente profissional.

Destacamos que a contratação de um profissional seja presencialmente ou via internet deve ser realizada cautelosamente, se faz necessária a verificação de vários quesitos que iremos adentrar ao decorrer do artigo. É importante que o cliente de atente aos mínimos detalhes para que seu direito não seja lesado futuramente.

Em primeiro momento orientamos a realização de pesquisas online, verifique se o advogado selecionado possui website e se obtém boas avaliações de terceiros. Seria interessante contratar o profissional que possua em sua plataforma digital um espaço destinado a questões relevantes e recorrentes, visando sanar eventuais dúvidas de seus clientes, se o advogado possui artigos em seu site, é um excelente sinal, pois, demonstra conhecimento da matéria que exerce.

Um dos passos essenciais é a verificação da situação do advogado junto a OAB, o interessado deve se direcionar ao cadastro nacional de advogados (https://cna.oab.org.br/ ). Basta colocar o nome e o número da OAB do advogado e clicar em “pesquisar” abaixo da consulta irá aparecer o “Resultado” ao clicar, aparecerá a ficha do profissional, constando a foto, e demais informações, como endereço comercial e telefone. Ao lado da aba ficha, vemos “Contato” aqui o cliente tem a possibilidade de contatar o advogado via e-mail, basta colocar seu nome, e-mail, e escrever uma mensagem referente a suas eventuais necessidades.

ATENÇÃO! Caso o cliente não encontre o advogado selecionado no site do cadastro nacional dos advogados, orientamos que descarte a ideia de contratá-lo, pois, se encontra irregular frente a Ordem dos Advogados do Brasil.

Possuímos ainda outro meio de verificação, o site do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo(http://www.tjsp.jus.br/), ou no Tribunal do Estado onde o mesmo atua ao entrar, clique em consultas processuais — consulta de processos do 1º grau, e procure o campo “pesquisar por” e selecione “nome do advogado” ou “OAB”, nesse site é possível verificar se o advogado atua efetivamente, quantos processos possui e inclusive verificar se o mesmo está tendo êxito nas demandas em que atua.

Conforme mencionamos, acima, cada vez mais, não se faz mais necessária a presença do cliente nas consultas presenciais. A tecnologia veio para otimizar nosso tempo, atualmente até os processos são digitais. Toda a entrega da documentação pode ser realizada via e-mail e até mesmo algumas audiências estão sendo realizadas realizadas via internet.

É o que aconteceu no estado do Paraná, onde a tecnologia se mostrou uma verdadeira aliada da justiça, solucionando um conflito trabalhista que tramitava há mais de 15 anos no judiciário, a extinção do processo só foi possível, após a audiência via WhatsApp, para leitura da notícia basta se direcionar para esse endereço (http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/87193-audiencia-via-whatsapp-soluciona-acao-trabalhista-de-15-anos-no-pr).

Dessa forma conseguimos visualizar os benefícios fornecidos pela tecnologia, não existem dúvidas que os índices de consultas e audiências via internet só tendem a aumentar, justamente pela sua praticidade e otimização de tempo, nosso judiciário, por exemplo, se encontra sobrecarregado, existem inúmeros processos tramitando por décadas, é evidente que nem todos podem ser extintos só pela realização de uma audiência online, porém, para auxiliar o andamento dos processos a internet, é uma excelente ferramenta.

www.feldmann.adv.br

e-mail:[email protected]

Artigo escrito por Guilherme Feldmann, OAB/SP 254767