Auditoria Imobiliária - Direito Imobiliário - Feldmann Advocacia | Feldmann Advocacia

auditoria imobiliariaAntes de realizar um investimento imobiliário, seja comprando, vendendo ou construindo, é fundamental contar com o acompanhamento de um advogado imobiliário.

Compradores e vendedores devem se certificar de diversos aspectos a fim de garantir a segurança e o sucesso do negócio. Um professional especializado irá identificar os riscos e benefícios do negócio, garantindo segurança na operação.

Como é realizada a auditoria imobiliária?

O serviço costuma ser atribuído a um advogado especialista em Direito imobiliário. Esse professional preparado irá executar uma série de investigações e análises das condições legais, administrativas e patrimoniais do imóvel, fornecendo aos interessados informações relevantes sobre todos os aspectos da negociação.

Qual a função desse trabalho?

A auditoria imobiliária profunda na área imobiliária tem como objetivo identificar eventuais contingências que envolvem o proprietário, como identificação e regularização de documentos, e que podem comprometer o negócio jurídico de compra ou venda. Procura-se realizar um levantamento do histórico da propriedade, a regularidade dos atos de registro, dos aspectos ambientais, além de outros riscos.

Qual o melhor momento para procurar um auditor imobiliário?

O momento ideal para procurer um auditor imobiliário é antes do início da negociação de venda ou aquisição imobiliária. Desta forma, o professional terá mais tempo para analisar a situação, verificar se as condições da transação são satisfatórias e orientar os clientes sobre seus direitos.

Dicas para negociações imobiliárias seguras: 

Alguns cuidados básicos podem contribuir para uma negociação segura e vantajosa. Veja abaixo algumas dicas do que pode ser feito para assegurá-las:

  • Solicite certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e judiciais das partes envolvidas;
  • Exija o histórico do imóvel, no qual devem constar os antigos e atuais proprietários, a origem do bem, etc;
  • Analise as informações dos órgãos de controle urbanístico e ambiental;
  • Verifique aos custos com corretagem. Essa despesa é responsabilidade do vendedor e, se não constar no contrato que o comprador deve pagá-la;
  • Só aceite as chaves do imóvel após vistoriá-lo – se possível com o auxílio de um especialista – e, se detectar problemas, só habite o local depois que eles forem solucionados.

Além dos cuidados básicos, o advogado imobiliário pode ajudar a evitar problemas e assegurar uma transação imobiliária segura. Entre em contato com a Feldmann Advocacia par ate orientar e garantir tranquilidade ao seu negócio.